quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dinâmica dos Encontros














  • Oficialmente, hoje aconteceu o primeiro encontro do GestarII separado em suas áreas distintas.
  • Fizemos a leitura do Guia Geral e como não poderia deixar de ser, houve muito questionamento sobre a parte administrativa e sobre o funcionamento das atividades com relação `as datas e ao material a ser utilizado.
  • No que diz respeito ao cronograma, como o grupo de docentes efetivos é muito reduzido, decidimos fazer encontros todas as quintas-feiras, de 8:30h às 19:00h, de maneira que pudéssemos atender todo o Município. Uma vez que envolvemos todo o Ensino Fundamental (incluindo as séries iniciais), EJA e a Sala de Recursos.

  • Os estudos são feitos no Laboratório de Informática, onde realizamos, inclusive a confecção e a manutenção dos "blogs" dos cursistas com suas devidas postagens.

  • Distribuímos o tempo da seguinte maneira:


- Na parte da manhã , de 8:30h às 12:00h: Regime de plantão para sanar dúvidas eventualmente surgidas durante a atividade de casa e suporte de mídias para a postagem dos respectivos blogs.

- Na parte da tarde, de 13:00h às 17:00h: Encontros formais para debate sobre as atividades e execução das Oficinas dos TP's.

- A partir das 17:00h o grupo se dispersa, ficando o horário disponível aos docentes que, por quaisquer motivos, não puderam comparecer no horário de turno letivo.
Obs.: O horário acima foi proposto para contemplar o docente que atua na Sala de Recursos, encerrando-se as atividades às 19:00h impreterivelmente.

Linguagem

"Através da linguagem, o homem ajuda-se ou se desajuda.
Ainda mesmo que o nosso íntimo permaneça nevoado de problemas, não é aconselhável que a nossa palavra se faça turva ou desequilibrada para os outros.
Cada qual tem seu enigma, a sua necessidade e a sua dor e não é justo aumentar as aflições do vizinho com a carga de nossas inquietações.
A exteriorização da queixa desencoraja, o verbo da aspereza vergasta, a observação do maldizente confunde...
Pela nossa manifestação malconduzida para com os erros dos outros, afastamos a verdade de nós.
Pela nossa expressão verbalista menos enobrecida, repelimos a bênção do amor que nos encheria do contentamento de viver.
Tenhamos a precisa coragem de eliminar, por nós mesmo, os raios de nossos sentimentos e desejos descontrolados.
A palavra é canal do " eu".
Pela válvula da língua, nossas paixões explodem ou nossas virtudes se estendem.
Cada vez que arrojamos para fora de nós o vocabulário que nos é próprio, emitimos forças que destroem ou edificam, que solapam ou restauram, que ferem ou balsamizam.
Linguagem, a nosso entender, se constitui de três elementos essenciais: expressão, maneira e voz.
Se não aclaramos a frase, se não apuramos o modo e se não educamos a voz, de acordo com as situações, somos suscetíveis de perder as nossas melhores oportunidades de melhoria, entendimento e elevação.
Nem linguagem doce demais, nem amarga em excesso. Nem branda em demasia, afugentando a confiança, nem áspera ou contundente, quebrando a simpatia, mais sim " linguagem sã e irrepreensível para que o interlocutor compreenda e não tenha nenhum mal que dizer de nós"". -Paulo(Tito,2:8), no livro Fonte Viva-

Cursistas Presentes:
Ivone
Terezinha
Ana Carla
Luciene
Magda

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Entrega do material e inicio das atividades - TP3

Após a devolução da ficha de inscrição à Coordenadora de Ensino Regina Cardoso e a confirmação dos cursistas,
o grupo recebeu o material, conheceu as atividades
e a dinâmica do Programa no que diz respeito às
atividades a serem feitas em casa ou presenciais.

*Estamos prontas para o próximo encontro.*


Professores Inscritos:

Luciene Machado ferreira
Beatriz Jorge Marques da Silva
Telzídia Marques da Costa
Ana Carla Barcelos
Terezinha Cypriano Fernades
Magda Isabel Duque Fonseca
Joyce Lee Alcantara
Juliana Aparecida de Lacerda
Raphael Julio Finer de Almeida
Ivone Barbosa Bento

ATIVIDADES - Português e Matemática

Narradores de Javé
Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

*Professores das duas disciplinas juntaram-se em grupos distintos para falar sobre a importancia da aquisição e perda da linguagem, da necessidade do registro escrito e das diversas maneiras de como esse registro pode ser feito.*

terça-feira, 7 de abril de 2009

\~/ Coquetel \~/


Professores em confraternização após a apresentação do Programa GESTAR II, ocasião em que foram entregues as fichas de inscrição aos docentes interessados.

Palavra da Secretária de Educação


A Secretária de Educação do Município compartilhou sua experiência como educadora, encerrando assim a parte teórica da apresentação do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar.

Apresentação - Português - Gestar II

Decidimos não apresentar detalhadamente o material de língua portuguesa e, em vez disso, provocar a motivação do grupo compartilhando um vídeo com a musica "I Wanna Hold Your Hand", supostamente cantada por The Beatles.


Observou-se que a legenda e as imagens não correspondiam ao que era dito na letra da musica, e, diga-se de passagem, o equivoco da tradução é muito engraçado.


Em seguida exibimos uma nova leitura do balé O Lago dos Cisnes, em vídeo produzido por chineses, onde a dor deixava de ser exaltada, como na versão original, dando passagem à criatividade e beleza do texto.


Reflexão: Um único texto pode ser visto, ou lido, ou entendido de várias maneiras, só é preciso saber “como”.


A partir daí, fizemos uma comparação entre o que vimos/ouvimos e alguns textos escritos por alguns de nossos alunos. Concordamos que alguma coisa precisa ser feita para provocar-lhes o interesse pela arte de ler e escrever.


Convidamos, então, os colegas presentes a participarem do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II.


Aparentemente, obtivemos relativo sucesso.



Motivação - sf. 1. Ato ou efeito de motivar. 2. Exposição de motivos ou causas. 3.Conjunto de fatores, os quais agem entre si, e determinam a conduta de um indivíduo.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.
Miniaurélio Século XXI Escolar, 4. ed. rev. ampliada.-RJ: Nova Fronteira, 2001


Um lago dos cisnes que tem sapos e pererecas...

O ano, a rolha e a rãããããã !!!!!

Apresentação Geral do Gestar II



A Coordenadora de Ensino, Regina Cardoso, que participou do primeiro encontro em Niterói, apresentou todo o mecanismo de funcionamento do Gestar ao corpo docente.

Apresentação - Matemática - Gestar II


O professor e colega "gestante", Alexson Machado, explanou o material a ser estudado, enfatizando a vontade e a necessidade de se trabalhar muito para que as metas sejam alcançadas.