sexta-feira, 20 de março de 2009

O que é o Gestar II?
E qual é a sua finalidade?

O Gestar II é um programa de formação continuada para professores do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série ou 6º a 9ºano),
de Língua Portuguesa e Matemática, e tem como base teórica os
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Não é um curso temporário; é um projeto de formação do educador em longo prazo, que promove a reflexão contínua das práticas pedagógicas, da relação professor-aluno, dos recursos requeridos para a efetivação do ofício do professor. Enfim, promove a reflexão de todos os elementos presentes no processo de ensino-aprendizagem.
Uma vez envolvido no projeto, o professor certamente não será mais o mesmo. E sendo assim, certamente haverá alterações no aproveitamento de seus alunos com relação aos conteúdos cognitivos e afetivos apreendidos ao longo do processo.
O Gestar II é um programa de formação semipresencial, em serviço, ou seja, enquanto executa o projeto, o professor aprende.
Aprende fazendo, ouvindo, experimentando, sentindo, trocando idéias com seus pares, sejam eles da própria escola, das adjacências ou da universidade que implementa a pesquisa científica. O mediador entre os pares e a universidade é você coordenador, que representa o programa Gestar II em seu estado ou município.
Nesse sentido, cria-se uma rede de relacionamento multidisciplinar,
onde todos se fortalecem pela troca constante de idéias, dúvidas e
soluções. Finalmente, a finalidade do programa é gerar competências, autonomia que fará o professor seguir adiante mesmo quando o programa chegar ao fim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário