Como aqui estou fora da sala de aula, só consigo "imaginar" a aplicação do Programa.
Assim, decidi fazer uma atividade com alunos de 8a. série em outro município. Foi D+!!!
Fizemos a aula 2 do AA3 - Redescobrindo gêneros textuais.
Essas meninas
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância.
O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem.
Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. O jornal dera notícia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condições, em lugar ermo. A selvageria de um tempo que não deixa mais rir.
As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres.ANDRADE, C. D. de. Contos plausíveis. In Prosa seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003. p.122
Lemos, silenciosamente, "Essas meninas", fizemos as atividades propostas no AA3 p. 20 / 21 e partimos para a produção de um texto próprio e individual com letras e palavras tiradas de jornais.
A proposta era transformar o texto lido em noticia de jornal, sendo necessário manter todas as informações contidas buscando a realidade do entorno pessoal.
A atividade foi supreendentemente dinâmica.
Todos participaram e ao final da confecção das notícias, escritas com recortes de jornal, palavra por palavra, cada um dos alunos apresentou oralmente o que havia acontecido com a menina alvo das manchetes criadas por eles.
Foi um exercício enriquecedor.
Montamos um "varal" para expor as manchetes, imitando uma banca de jornal.